A Via conseguiu certa atenção da mídia quando lançou sua linha de processadores Nano. Mas apesar dos benchmarks terem sido animadores no início, a Intel obteve vantagem em consumo de energia, um quesito precioso em dispositivos portáteis. Hoje, vemos os chips Atom espalhados em praticamente todos os netbooks, enquanto o Nano tem sido confinado a mercados em desenvolvimento ou de programas educacionais.
Entretanto, a Via espera intensificar suas armas na batalha com seus primeiros processadores Nano dual-core, que terão clock a 2 GHz, 2 MB de cache L2 e utilizarão barramento V4 a 1333 MHz. A empresa está reduzindo o consumo da nova série a um TDP de 20 Watts, sendo usado provavelmente mais em notebooks e desktops de baixo custo do que netbooks propriamente ditos. Os chips serão construídos sob tecnologia de 40 nm da TSMC, e terão as vendas iniciadas até o final do ano.
A companhia também pretende lançar versões quad-core do Nano, embora estes ficarão disponíveis apenas no final de 2011. Não foram dados detalhes muito concretos sobre esses, mas espera-se que o projeto também traga um chipset compatível com DirectX 11, chamado VN11.
Obviamente que o investimento em arquiteturas multi-core ajudarão a Via a pelo menos dar mais uma respirada frente à grandiosa batalha que veremos em um futuro breve, em 2011: os Sandy Bridge da Intel e os Fusion da AMD.Nano dual-core
Fonte: Guia do Hardware
Nenhum comentário:
Postar um comentário